Sociedade Musical Professor Sebastião Braga comemora 30 anos com apresentação na Praça Dom Pedro II
A comemoração contou com a presença de ex-alunos, alunos e populares
A Sociedade Musical Professor Sebastião Braga completou 30 anos de vida. Fundada no dia 18 de setembro de 1994 pelo maestro Vitalino do Nascimento, a instituição vem ao longo desses anos retirar crianças, adolescentes e adultos da ociosidade típica da vida contemporânea.
O jovem Vitinho, filho do maestro Vitalino, afirma que “já passaram mais de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, de ambos os gêneros”. Através do ensino da música, uma das principais artes tradicionais, o regente Vitalino promove a oportunidade para a prática musical, com destaque aos instrumentos de sopro e de percussão.
Everaldo Araújo, autor de “A Colônia da Princesa” (1983), livro sobre as origens da fundação do município de Colônia Leopoldina, fez parte da primeira diretoria da sociedade musical em homenagem ao Professor Bastos.
Visando estimular a arte musical na cidade de Colônia Leopoldina, Everaldo Araújo e o Maestro Vitalino trouxeram “A Orquesrta Sinfônica Meninos de São Caetano”, que sob a regência do maestro Mozart Vieira.
O nome da sociedade musical foi uma homenagem a Sebastião da Silva Braga, historicamente conhecido como Professor Bastos. Ele foi professor de inglês, mas também ministrava aulas de francês. Católico e rígido, o alunado devia se adequar à sua pedagogia.
Ele administrou a Banda Marcial São Sebastião. Era a prefeitura municipal que tinha a responsabilidade da mencionada banda, e agregava os alunos das escolas municipais e também da escola estadual Aristheu de Andrade.
O trabalho do maestro Vitalino Nascimento é voltado ao fomento e a experiência da cidadania através da arte.
Share this content:
Publicar comentário